quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

LARBEM CONVIDA SEUS VIZINHOS PARA PLANEJAREM JUNTOS O DIA LARBEM DE SOLIDARIEDADE CRISTÃ

Vizinhos do LARBEM tornam-se parceiros em atividades sócio-educativas e de lazer.


O Lar Batista Elizabeth Mein – LARBEM, foi fundado em 1º de maio de 1954 com a função social de ser um orfanato. A partir do Estatuto da Criança e do Adolescente passa a ter a função de Casa de Acolhimento, cujo tempo de permanência da criança depende do processo de adoção e/ou de ressocialização e reintegração criança- família, para poder receber o menor.

O LARBEM, oficialmente, deveria acolher crianças (meninas) de 2 a 6 anos de idade, vitimizadas de diferentes violências: estupro, espancamento, pais drogados, abandono familiar entre outras. No entanto, há atualmente, crianças e adolescentes maiores de 6 anos morando no lar. O tempo máximo de permanência é de até os 18 anos de idade.

Desde a sua fundação, o LARBEM era mantido por doações de diferentes pessoas, especialmente, ligadas às denominações religiosas evangélicas. Atualmente, 57 anos depois, continua do mesmo jeito. As doações chegam, mas são insuficientes. Isto significa que mensalmente têm-se recursos financeiros irregulares para cumprir com as suas obrigações trabalhistas, e muitas vezes, não tem como pagar a fornecedores e nem aos funcionários.

Atualmente, atende a 13 crianças e adolescentes( três saíram no dia 22/12), de forma precária, no entanto poderia atender, com reformas e adequações até 20 ( como determina o número máximo,segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente). Deveria também atender as famílias consangüíneas e as potencias adotivas, mas faltam-lhes espaços e pessoal qualificado. Ainda, por sua localização, o LARBEM poderia se tivesse espaço e profissionais adequados se tornar um referencial de combate à violência de crianças e adolescentes, promovendo oficinas terapêuticas familiares, atendimento psicossocial e atividades socioeducativas, e outros mais para a comunidade do seu entorno. Na verdade, o LARBEM faria com isto ações preventivas e de apoio contra à criminalidade e a violência cujo individuo alvo é a criança e o adolescente. Normalmente uma casa de acolhimento não realiza ações preventivas,

A proposta estratégica para 2011 é ampliar e fidelizar o quantitativo de parceiros institucionais e ocasionais para se garantir uma continuidade de suas atividades e poder pensar atender a comunidade da circunvizinhança.

Para tanto, convidamos a todos os vizinhos do LARBEM para participar de uma reunião no dia 29/01/2011, das 14h às 15h, no LARBEM, para a apresentação do evento DIA LARBEM DE SOLIDARIEDADE CRISTÃ, previsto para a data de 14 de maio de 2011, das 12h à 17h, no perímetro desta rua. Assim, modificando temporariamente o trânsito de veículos. Tal evento, tem provisoriamente as seguintes atividades: lazer, atendimento medico e odontológico, oficinas de artes, recreação; barracas de comidas etc.

Desde já, expressamos os nossos cordiais agradecimentos pela atenção e respeito ao LARBEM, reafirmando que a sua presença é importantíssima à reunião.



Eneida Higino Maciel de Barros
Presidente LARBEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

©2009 Larbem | by Liniker