quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Cartilha sobre bullying será distribuída nas escolas

Por Paula Rosa - Rede Andi Brasil - Brasília/DF, com informações do Conselho Nacional de Justiça

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vai distribuir cerca de 46 mil cartilhas para ajudar pais e educadores a prevenir o problema do bullying nas suas comunidades. As publicações serão enviadas para o Ministério da Educação, secretarias estaduais de ensino e tribunais.

Apresentado durante seminário sobre o tema esta semana em Brasília, o material é de autoria da psiquiatra Ana Beatriz Barbosa da Silva, que também escreveu o livro “Bullying: Mentes Perigosas nas Escolas” sobre o mesmo tema.

Extremamente didática, a cartilha sobre bullying pretende auxiliar o educador a lidar com a violência psicológica e até física sofrida por crianças e adolescentes. Além de ajudá-los a identificar vítimas e agressores desse tipo de violência, a cartilha também fala sobre como a escola pode evitar o bullying.

Para a médica, a exposição dos envolvidos nesse tipo de conflito pode causar mais prejuízos do que os causados pelo bullying. Ela defende a criação de estruturas de conciliação nas escolas com profissionais especializados. A cartilha é uma das iniciativas do Projeto Justiça nas Escolas, que visa aproximar o Judiciário das instituições de ensino no combate e na prevenção de problemas que afetam os alunos.


BULLYING

Considerado como formas de violência física ou psicológica contra pessoa incapaz de se defender, o bullying também será tema de palestra e debate que começam às 10h30 e terão a presença da médica psiquiatra Suely Marcondes e do professor José Afonso Mazzon.

JUSTIÇA NA ESCOLA

O objetivo do Projeto Justiça na Escola, do CNJ, é aproximar o Judiciário e as instituições de ensino do país no combate e na prevenção dos problemas que afetam crianças e adolescentes. A ideia é fomentar o trabalho conjunto entre a Justiça e as instituições de ensino no tratamento desses temas.

Clique aqui e acesse a Cartilha na íntegra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

©2009 Larbem | by Liniker